top of page
Buscar

As Origens do Totalitarismo - Hannah Arendt

  • Foto do escritor: Canal Resumo de Livros
    Canal Resumo de Livros
  • 10 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

As Origens do Totalitarismo - Hannah Arendt

Introdução

O livro vai servir para explicar, entre muitas outras coisas, como o totalitarismo desaguou num estado de vida onde as pessoas não conseguem compreender seu sentido.

Parte I - Antissemitismo

Prefácio

O judaísmo sempre foi visto pelos historiadores judeus como o povo escolhido por uma série de motivos, e isso causou teorias na cabeça de algumas pessoas.

1 - O antissemitismo como uma ofensa ao bom senso

A riquesa sem função palpável é muito mais intolerável que a obtida por opressão ou exploração. Esse tipo de coisa foi criando ideias como o "Protocolos dos sábios de Sião" que na verdade tanto importa se forem verdade ou não, o que importa é que as pessoas acreditem.

2 - Os judeus, o estado-nação e o nascimento do antissemitismo

No século XII e XIII os judeus ajudam os reis em sua administração financeira, e também os financiavam. Com isso eles ganhavam status, porém, não era algo que esses judeus queriam que fosse dividido com todos da sua raça. O ódio aos judeus então estava sempre associado a situações muito especificas, ganhando com o tempo contornos profundos pois viasse eles como uma grande família que manipulava os governos ao redor do mundo por trás das cortinas.

Mesmos os liberais começaram com seu ódio aos judeus, não por suas ligações financeiras, mas porque eram um obstáculo a criação de uma personalidade própria. Os socialistas por sua vez, que deveriam, mas não se importavam com questões de políticas externas, acabaram dando espaço para os judeus fazerem esse tipo de serviço.

O antissemitismo de esquerda começou na Áustria. Eles queriam reorganizar a Europa para que todos servissem os alemães da Áustria. A autora faz um comentário curioso, que na sua época muitos diziam que o nazismo era a adoração ao estado, mas que na verdade isso é um erro pois o nazismo na verdade tirou vantagem do colapso que essa adoração causou nas monarquias, que é algo que nunca acontece na república, porém hoje notamos que isso não é verdade, o estado nunca foi tão adorado tanto em palavras quanto em ações, mesmo inconscientes, das pessoas.

3 - Os judeus e a sociedade

Como os judeus começaram a ser oprimidos, seus líderes eram vistos como os elementos mais puros e exemplares da humanidade.

A terceira republica e os judeus na França

Os Rotschild do lado alemão adoram uma politica sem precedentes para judeus, declararam-se abertamente a favor da monarquia e contra a república, que era o sistema no momento.


 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

  2018 - Os textos aqui expostos não representam a opinião do autor.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page