Falso Positivo - Theodore Dalrymple
- Canal Resumo de Livros
- 19 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Falso Positivo - Theodore Dalrymple
O livro trata de problemas causados pelo politicamente correto em hospitais.
12/01/17
Devido a guerra, uma doença se alastrou entre os habitantes do lugar, mas era errado dizer que isso se devia aos nepaleses, em alguns jornais foi até dito que procurar a origem dessa gripe era desnecessário ou contraproducente. Esconder as causas pode ser perigoso, como quando em 1970 a Unicef tentou esconder que dar agua subterrânea para as pessoas do local as fez desenvolver câncer.
19/01/17
O sentimentalismo toxico toma conta até mesmo dos médicos, pois nesse dia Dalrymple notou que uma colega estava sendo criticada por não ter se "sensibilizado" com o paciente, sendo que ser distante é necessário nesse tipo de situação.
Também analisou o uso de drogas e a vida desregrada dos jovens, que, ilustrando, tem como baladas preferidas em Ibiza uma chamada Amnésia, que é justamente o que eles procuram quando vão nessas festas que só os deixam escravos.
02/02/17
O autor reclama da grande quantidade de burocracia gerada nos últimos anos em medicina, toda baseada em criar cabides de emprego.
09/02/17
Muitos bandidos morrem por falta de atendimento médico, o que serve para os progressistas citarem a tal "desigualdade", porém, todos esses teriam serviços públicos suficientes se quisessem utiliza-los. Acontece que a liberdade para esse tipo de pessoa é uma escravidão, uma vez que quando saem do presidio, onde comem bem e não usam drogas, começam a ter uma vida desregrada e criminosa.
16/02/17
Em 2014, quatro vezes mais americanos morreram de overdose do que de AIDS, porém essa epidemia nunca é comentada. Parte dessa epidemia talvez seja pela facilidade de conseguir remédios com receita, de acordo com as estatísticas.
23/02/17
O estado liberar maconha está associado com a busca de prazer dos indivíduos. Economicamente produzir ela é mais fácil que álcool, mas não significa que causará miais dependência. Porém, boa parte dos acidentes de transito, cerca de 100 mil foram com usuários, o prazer de 1 milhão de usuários vale a morte de 100 mil pessoas?
09/03/17
Acreditar que sabe algo aprovado por especialistas pode ser um erro, pessoas acreditaram que anestesia fazia mal, mas na verdade não, muitos são os motivos para algo acontecer, mesmo que os especialistas de uma área se foquem apenas em um ponto.
16/03/17
Apesar de "estudos" concluírem que os viciados o são por motivos externos, como desigualdade e preconceito, na verdade eles desejam ser, pois para se viciar é necessário muito esforço.
23/03/17
As pessoas resumem a vida psicológica a frases de efeito. Umas delas é "quebra de estigma". Porém, muitos de nós só nos comportamos bem porque eles existem. Sem isso, não conseguiríamos nos individualizar, tal como o autor do texto que Dalrymple critica. Coisas como falta de vergonha não são admiráveis, e não se sentir vítima pelos próprios erros não é algo saudável.
30/03/17
O exame de próstata pode salvar o indivíduo, mas ao mesmo tempo estraga a sobrevida do mesmo. Não é um exame exato e decidir fazer o tratamento ou não é complicado, pois nem mesmo os profissionais garantem a eficácia.
13/04/17
Só cumprir ordens nunca é para o bem. Um exemplo é a mudança de sexo, pois muitos são os motivos para fazer e deixar de fazer. E uma vez que algo como isso for liberado, abrirá precedentes para coisas ainda mais extremas. Nem tudo que é bom para poucas pessoas é bom para o todo, por exemplo megaeventos esportivos, que são bons para a saúde de quem os pratica, mas não para os vários bêbados e gordos assistindo.
20/04/17
Opiodes causam mais mortes que qualquer suposto bem a longo prazo.
11/05/17
Tratam como de urgência publica um problema de menos de 1% da população e querem que as pessoas paguem por isso.
18/05/17
"O teste do compromisso de uma pessoa com liberdade não é sobre se ela protesta quando sua própria liberdade é restringida, mas quando a de alguém de quem ela discorda o é."
25/05/17
Maconha faz bem as vezes e se matar vai virar um desastre.
22/06/17
Tentam passar pano para um bandido doente, porém quanto mais ele fica na cadeia, melhor fará para sua saúde, apesar de ser totalmente dependente dos outros também faz mal à saúde.
29/06/17
Estudos sobre o efeito da polução na longevidade não leva em conta as consequências negativas de não ter poluição, ou seja, não ter industrias, pois foi justamente com a proliferação dessas que a vida se tornou mais confortável e rica.
06/07/17
Obesidade é uma característica social que politicas publica nenhuma consegue resolver.
13/07/17
Ciência (pelo menos a médica) não é algo que sofre tanto dos problemas de maracutaias, pois vemos claramente o avanço de verdades absolutas (como uso de certos remédios). Os pacientes querem certezas, e isso é complicado na saúde de alguém, a escolha do paciente também é importante.
20/07/17
A primeira parte do artigo fala da dificuldade de quantificar o efeito e a probabilidade em cirurgias (que é algo que os pacientes adoram). A segunda sobre como o politicamente correto afeta a linguagem até mesmo em periódicos médicos.
10/08/17
Discute a importância de saber ou não sobre informações da própria saúde pois isso pode afetar terceiros, porém o Estado enxerga as mulheres como átomos.
17/08/17
Algumas doenças menos midiáticas recebem menos dinheiro para serem estudadas apesar do quão interessantes são.
31/08/17
Colocaram o fato de índios estarem morrendo de "doenças da alma" na dívida histórica e querem colocar uma responsabilidade paternal do estado para resolve isso.
Comments