O Leão e os Ossos - Olavo de Carvalho
- Canal Resumo de Livros
- 23 de dez. de 2022
- 30 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2023
O Leão e os Ossos - Olavo de Carvalho - Resumo
Prefácio
Livro data do começo da década de 00.
Dogma e a mentira
Apesar da Disney ser criticada como um monopólio capitalista, quando se vendeu a China e não criticou um massacre de tibetanos pelo governo chinês, não houve nenhum esquerdista brasileiro que reclamou. Enquanto isso, quando a Igreja católica quis proibir um filme básico, a esquerda vem estardalhaço.
Dois estilos de pensar
Só existem duas formas de julgar uma ideia política, pensando no passado ou no futuro. Julgar baseado no futuro é o mote dos revolucionários, isso é negar Deus e se achar régua da realidade. Sendo assim é impossível respeitar um esquerdista, pois suas teorias estão sempre defasadas, por isso não há julgamento prévio, sempre se baseando numa futura ética e sendo assim nunca responderá pelas consequências imediatas de suas ações. Esquerda sempre pensa que tudo está permitido a eles pois "o futuro melhor" será assim. O "direitismo" cai nessa armadilha lutando nos meios que a esquerda permite. A verdadeira direita age como um pai conduzindo a discussão.
Vocação e equívocos
Sempre que no Brasil fazemos algo que não é "trabalho" as pessoas perguntam se fazemos por dinheiro ou por prazer. O que se esconde nessa pergunta é que para o brasileiro não existe vocação. Vocação é chamado, e os brasileiros não tem isso historicamente, uma vez que os portugueses que para cá vieram não ficaram ricos e os negros e índicos foram tirados de suas bases. A felicidade para um brasileiro é a conformidade a um emprego medíocre e o happy hour.
Inteligente e burros
Apesar do debate da época ser entre estatísticas e privatistas, quem mais ampliou a economia estatal foram os militares, enquanto a esquerda de FHC privatizou muito. Porém, muita pessoa ainda vem esses dois tipos como excludentes, quando na verdade o que ocorre claramente nos planos de fundo da política brasileira é o Teatro das Tesouras.
A Moral de Frei Betto
Quem cultiva o ódio homicida e primeiro vê o mal no outro do que em si mesmo é satânico.
Lição de teologia
Catolicismo não é de todo diferente de outras religiões que dão valor ao antigo. E se as pessoas de antigamente podiam entende-lo, nós podemos ainda mais.
Inteligência uspiana
Artigo sobre professores da USP intelectualizando a defesa de bandidos.
Quigley e as armas
Professor de Bill Clinton reparou que armas andam juntas com a liberdade, e por isso sempre foi defensor da sua proibição.
Gilberto Freyre: ciência social e consciência pessoal
Talvez o primeiro problema de toda ciência é definir seu objeto. Por exemplo a palavra "física" para vários "físicos" pode designar coisas diferentes, vide as definições de Aristóteles, Newton e Planck. Ou seja, a palavra descreve três objetos diferentes ou três características do mesmo objeto? Da mesma forma, métodos para se estudar uma ciência não podem ser utilizados em outras, como dizia Edmund Husserl, não pode haver uma geometria dos leões ou uma embriologia dos triângulos.
Das nossas cientistas, nenhum se preocupou mais com esses temas do que Gilberto Freyre. Ele buscava que as ciências sociais não tivessem um objeto previamente decidido por preconceito. Se preocupava que a ciência não se "adaptasse" ao objeto, como muito visto até hoje em dia nas humanas (e também nas exatas, uma vez que a maioria das teorias são utilizadas ad hoc). A conclusão vem antes da premissa, e a técnica vale mais que o objeto no cientificismo. Porém, como dizia Eric Voegelin, as vezes não é por maldade, mas no simples vício kantiano de aderir a um método antes de esperar que o objeto diga a que veio. Podemos verificar as coisas por elas mesmas, não apenas pelo efeito em nós.
Sendo o homem o objeto da ciência social, só podemos estuda-la com os efeitos em nós, mas isso normalmente não acontece. Além de que algumas teorias como a ideologia proletária mostrem grandes contradições, uma vez que ela sempre vai do burguês para o proletário, e não o contrário, que deveria ser o esperado. Para se livrar desse problema Freyre vai direto aonde nasce essa ciência, a própria consciência pessoal.
É impossível "isolar" a sociedade ao estuda-la, uma vez que o próprio estudo a afeta. Isso serve também para outras áreas de "humanas" como a economia (Hoppe).
Consciência crítica e inconsciência geral
É costume dos brasileiros falar mal do seu povo. É simples atitude causa dissonância sobre a compreensão de si e da sociedade. Essa falta de compreensão se amplia em elementos característicos, como a inflação de leis no Brasil, onde uma guardinha por mais simples que seja seu emprego, se acha um arrogador da lei, por saber algo que pessoas normais não sabem, e logicamente não teriam capacidade de saber, uma vez que as leis em funcionamento do Brasil são inúmeras. O brasileiro tem prazer em obedecer, isso pode ser observado em vários âmbitos, primeiro no prazer que lhe causa dizer que não fez nada de errado por estar "obedecendo a lei", ou seja, não existe mais religião, moral etc. Outra é na parte econômica, pois nossas melhores mentes preferem ser empregados do que empresários. Esse comportamento é chamado de subserviência. Sendo assim quando um sociólogo chama de autoritarismo o comportamento do brasileiro, está enganado, pois autoritarismo demandaria alguma contrariedade por meio conta de quem obedece. Sendo assim o autoritarismo pode fazer florescer o comportamento libertário, o que não é o caso brasileiro. Também levasse em conta que o brasileiro não tem um conjunto de leis morais para definir seu comportamento, a influência da igreja católica morreu junto com declaração de independência, algo diferente dos EUA, por exemplo. Na falta de normas, cada um faz o que pode, o que acaba causando a vitória daqueles que arriscam no absurdo e conseguem acertar.
CPI na testa
Olavo crítica aqueles que forçam a politização das crianças e famílias.
500 anos em cinco notas
Os ingleses desde o começo sabiam que uma força política composta por Portugal, Brasil e colônias africanas viria a se tornar muito poderosa, e por isso fez o que pode para desmantela-la. Marx já dizia que a américa latina e os países africanos, se não juntos da cultura ocidental por meio de Portugal, ficariam fora da história como é visto hoje. Olavo dizia que com um povo atuante e intelectuais honesto na frente de batalha seria possível mudar esse quadro, talvez não levou em conta o aumento exponencial do poder do estado sobre o indivíduo, pois o que se percebe desde o começo do milênio é o contrário disso. Essa falta de base cria deturpações morais assombrosas no comportamento do brasileiro, como considerar que um servidor que desvia verba é muito pior que um espião ou político que corrompe todo o sistema (um exemplo é colocar o Petrolão e outras corrupções na mesma escala). Como os princípios gerais são deixados de lado, perdesse a capacidade de distinguir virtude do vício e também de perceber a diferença de escala entre erros. Sem essa base transcendental, o povo brasileiro acredita que a verdade e a moralidade vêm ou do estado ou da ciência, por conclusão qualquer "crime" contra esses dois é pior que o crime contra o indivíduo. Não poderia ser diferente, uma vez que a geração "baby boomer" já entrou na vida adulta niilista.
O bem e o mal segundo Olívio Dutra
A única forma de um político enriquecer é falando mal de outros políticos. Eles criticam empresários pelos mais diversos motivos, mas mesmo o pior dos empresários só chega em algum sucesso quando gera algum valor (a menos que não tenha conseguido seu poder pelos meios estatais). O livro mercado gerou riqueza inimaginável as pessoas mais ricas de séculos atrás, mas é chamado do "lucro egoísta". A violência comunista matou mais que qualquer guerra e desastre natural juntos é e chamado de "justiça social".
Ignorância e poesia
Frases bobas de alunos com muita profundidade.
Direto do inferno
Quanto mais nos preocupamos com os problemas dos outros, menos olhamos para os nossos. Quanto mais nos indignamos com os outros, menos olhamos para os nossos pecados e menos peso eles nos causam. "Não julgueis para não ser julgado".
João Ubaldo e o besteirol
Com a força que a ONU e a UNESCO promovem movimentos sociais por todo o mundo e a consciência nacional em decomposição no Brasil, é provável que num futuro próximo hajam pretensões de nações estrangeiras de nos administrar como colônia. A releitura de eventos históricos causa parte dessa dissonância, um exemplo é que invés de sermos gratos aos espanhóis que vieram a América e acabaram com uma cultura milenar de morticínio, chamamos eles de invasores. Da mesma forma que na Europa já existiam lusos, gauleses etc. antes do império romano e mesmo assim eles se aliaram, aqui no Brasil tribos de índios fizeram o mesmo por escolha própria. As novas gerações nunca irão saber, se depender dos professores que muitos índios foram violentos contra brancos.
Drogas e prioridades
Sendo por definição o esquerdismo desonestidade intelectual, um esquerdista que diz que luta contra as drogas é apenas um proselitista, pois já está mais que provado que quem mais beneficia e é beneficiado pelas drogas são os partidos de esquerda.
A loucura triunfante
Esquerda politizou os 500 anos do Brasil. Nos transformando em assassinos por herança.
Conversa sobre estilo
Olavo é respeitosamente criticado por ser meio rude com algumas pessoas. Em especial por classificar as falas de Marilena Chauí como peidos (sic). Ele normalmente é criticado como hidrófobo por suas declarações, mas na verdade as faz rindo, quem fica com raiva é que as lê.
Tocqueville e o totalitarismo
Só há totalitarismo no mundo moderno devido a técnica e o poder do estado que tudo tenta controlar. NO passado ele não tinha força para isso, hoje defende sua força para o meio de teoria cientifica.
Fascismos, comunismo e o MST
O homem costuma inventar coisas baseada na realidade, depois começa a explicar a realidade por meio dessas coisas, tal qual aconteceu com o relógio, que foi criado pensando nos astros e hoje é usado para explicar o funcionando do universo. O mesmo se dá com ideologias, do comunismo nasceu o fascismo, e acabou que o presidente FHC usou o adjetivo fascistas para descrever os comunistas do MST, talvez por medo de ficar mal com a esquerda.
Missão cumprida
Mais uma crítica burra ao Olavo.
Gritos e Sussurros
Olavo cita que não gosta do Olavo na mesma frase que diz não gostar do líder do MST, mas é contra a censura feita a eles. "Quando uma facção política exige o privilégio de vociferar em todos os megafones e nega a sua adversária o direito de sussurrar entre quatro paredes, já não é preciso temer o próximo advento de uma ditadura: porque ela já está entre nós".
Caros umbigos
A velha brincadeira de quem tem o maior foi politizada.
Coerência e adivinhação
De poucas informações sobre o que uma pessoa pensa sobre determinado tema, as pessoas deduzem todas as outras ideias da pessoa. Se alguém fala mal do comunismo, é "de direita" Se fala muito mal surge a escala de quantidade, é de "extrema-direita". Costumeiramente quem mais faz isso são as ditas pessoas sem preconceitos.
Paulada na consciência, ou: a direita da esquerda
Por muito tempo no Brasil a socialdemocracia foi taxada como direita. E nessa época era achincalhada pela esquerda mais à esquerda, leia-se PT. Olavo é brilhante em prever mais de 20 anos atrás o fim da social democracia: "O próprio nome que os designa - socialdemocratas - assinala a natureza intermediária da função que desempenham: levados ao poder a título provisório, devem aplanar o caminho para a revolução e depois desaparecer para sempre.". Diante da verdadeira direita a esquerda teme, por isso que humilha tanto a socialdemocracia.
Um lindo pretexto para ignorar a verdade
Hoje é comum se ouvir que a verdade não existe. Sendo assim, quando alguém enuncia uma verdade não há muita tolerância com a pessoa. Numa espécie de democracia das ideias a verdade é suprimida, pois todas as outras possibilidades têm "direitos iguais".
Para aqueles que defendem o "cientificismo" marxista, o próprio Karl Marx em "Teses sobre Feuerbach" cita que para se compreender o comunismo primeiro é necessário aderir a causa operário. Nada mais anticientífico, uma vez que para se aferir uma verdade isso não deveria ser necessário. Ou seja, a teoria cientifica acaba por tentar moldar a realidade. O mesmo já foi tentado por Hitler, que a Hermann Rauschning em 1940 disse "sei perfeitamente que, num sentido cientifico não existem raças [...] Mas preciso delas para impor uma ordem nova".
Uma experiência com Santo Daime
Um idiota usou uma droga e disse que isso abriu as portas da percepção para ele. Olavo diz então que isso não faz sentido, mas sim existe o conhecimento espiritual, algo que santos experimentaram. Certas compreensões são possíveis nesse nível de experiência.
Os grevistas e a neurose
Toda a esquerda pós ditadura é responsável pela destruição da família, mas a usa quando necessário para evitar que policiais "batam nas professoras de seus filhos". No fim das contas, a escola está sendo uma arma de manipulação das crianças
Os pensadores e o êxtase
O filosofo, diferente do pensador, precisa sair da lógica de seus pensamentos para poder entender a realidade. Precisa da experiência que foge a logica (o próprio Chesterton batia muito na tecla de a realidade é mais uma história do que uma fórmula). O filosofo se importa com aquilo que já estava lá antes dele poder pensar. A ciência empírica, por exemplo, não possibilidade isso, pois demanda um recorte da realidade para seu estudo. A sabedoria só pode existir "para fora", por isso que F. Schuon dizia que "ser objetivo é morrer um pouco", pois o pensante precisa se sacrificar para compreender a realidade que o transcende. Nessa obtenção surge o verdadeiro êxtase. Santo Agostinho dizia que devíamos fugir do mundo para obter a Verdade, justamente por esse mundo tagarela nos encher de pensamento, e nos fazer então concluir que só é possível "pensar para muda-lo".
Longe de Berlim, fora do mundo
Observou-se a extinção da direita do debate político.
Em torno de Celso Pitta
No impeachment do prefeito de São Paulo, Celso Pitta, foi informado aos vereadores que aqueles que não votassem a favor disso seriam investigados.
Pitta venceu usando sua cor, mas foi impichado para "limpar o mal elemento do grupo". Um deep state controla quem fica e quem sai do poder. Tudo isso sob a passividade do povo, a luta falta por ética e a teoria gramschianiana.
Um acerto de contas com a astrologia
A pior parte de se deixar de lado o conhecimento astrológico é a perda da história humana que o envolve. Olavo dizia que só era possível a compreensão da astrologia dentro de um esoterismo vivente, porém essa definição está meio furada. Esoterismo para ele é parte de uma doutrina que é informada aos interessados, e exoterismo é a parte que vai para todos. Ao ser perguntado se existe alguma vantagem para os que vivem nessa era, ele cita que não precisarmos passar por pratica ou rituais para compreender algo é uma das maiores, e o julgamento de Deus leva em conta essa confusão que muitos dos seus filhos de agora tentam fugir. Sobre os planetas novamente descobertos, ele cita que não dá para entender o carro com ele em movimento, até por isso boa parte das interpretações que os envolve leva em conta apenas a modernidade. Para concluir, ele cita que a humanidade sempre esteve a par do que estava acontecendo, mas hoje os poderosos têm o poder também de ocultar o que se passa, "mais do que a era da informação, vivemos na era da ocultação".
A ética da baixeza
José Melquior no começo do século passado escreveu um livro sobre o problema de não haver uma ordem transcendente que norteia as ações dos brasileiros, isso causa uma série de consequências. Olavo bate na tecla que essa luta contra impunidade só faz mal ao povo, por consequência ao indivíduo e está relacionado com a ascensão do pior (PT).
Novamente, a tese que perdemos o senso moral. Mídia serve como catalizador. Brasileiro é mais fraco pela busca do prazer, apesar da matriz católica. Como dizia o Papa João Paulo II: "o brasileiro é católico de gestos, mas não de coração". Talvez pelo baixo QI. Essa ressonância com o que é baixo não destrói a necessidade de ordem que está na alma humana, porém ela é desvirtuada na busca de um estado forte e paterno. Como diz o próprio Olavo: "brasileiro não busca a liberdade pois nunca a teve".
A nação contra o crime, ou: primor de inocuidade
Ou muda-se a mentalidade do povo em relação a segurança, como, por exemplo, armando-o e responsabilizando pela segurança da comunidade, ou colocaremos um bandido na prisão e devido a isso surgirão mais 20.
Ideário do absurdo
A mente é treinada desde cedo a ser fraca por ter que viver desalinhada a santidade, ou a busca de ordem, que é nossa busca natural. Maquiavel Pedagogo mostra essas técnicas na prática, todas promovidas pelo globalizas. As pessoas defendem ideias implantadas como se fossem suas próprias. A argumentação contra quem pensa diferente é contraditória (imposição/manipulação), só sobram grunhidos. Estado e imprensa reafirmam tudo isso. O indivíduo "livre-pensador" luta contra a imoralidade e é visto como fascistas. Só alguém bem treinado pensa por si.
O que é falta de decoro?
Um político foi acusado de algo e ao mesmo tempo, como é de praxe principalmente hoje em dia, já foi visto como criminoso, isso sim é indecoroso.
A direita permitida
No Brasil existe uma direita muito especial, formada por sujeitos gordos e sonsos que não gostam de combater a esquerda pois tem medo do que podem ser chamados. Quando essa fala qualquer coisa que foge do que a esquerda permite, é taxada de fascista, mesmo em coisas que há alguns anos atrás era óbvia, como deixar na mesma escala de validade a pessoa ser santa ou gay. Com medo das pechas, acabam dizendo que são de centro. Se você não for de uma direita burra que se deixa ser acusado de corrupção, acaba sendo chamado de nazista.
A imitação da filosofia
Uma pessoa só é filosofa quando amadurece, ou seja, quando mediante a perplexidade ao verificar que o que acreditava era falso, começa a interpretar a realidade. A professora de filosofia Marilena Chauí admite que não o fez.
Que é o fascismo?
No Brasil se você dizer que é contra dar tudo ao estado, você é achincalhado por macacos acadêmicos, que acreditam que fascismos e nazismo são criações da extrema-direita. A história moderna pode se resumir no ideal da Revolução Francesa: Liberais, comunistas e fascistas. Os dois últimos têm a mesma fonte, e por vezes se acusam de aliar-se com o primeiro. No Brasil, se você não é estatista, todos lhe tacam pedras.
De Stálin a Madonna
No Brasil, diferente de países como Estados Unidos e Rússia, não foram necessários planos estatais absurdos e desestruturastes para se tirar mais de 30% da população da pobreza. Porém, não há revolução sem ascensão economia. A revolução por meio da esquerda violenta só se dá onde ela ascendeu a burguesia por meio da riqueza criada pelo livre mercado. Ela continua a usar a miséria como base da revolução, todo o resto (gênero, cor etc.) é fraco mas serve como apoio.
Pobreza e grossura
Famoso texto do Olavo sobre como as pessoas menosprezam os que tem menos quando estão próximos, mas os endeusam a distância.
Da servidão hipnótica
Muitas técnicas são utilizadas para induzir a distração das pessoas, bloqueando assim o julgamento consciente. Por consequência, não há mais intelectuais independentes, todos cansaram de interpretar o mundo e só querem revoluciona-lo.
Assassinato de oportunidade
Teorias tentam explicar a riqueza, pois ela não é natural, apesar dos que dizem o contrário. Marx e Weber estavam errados, o que mais parecer certa demanda liberdade e instituições, coisas que não há no Brasil, por sinal lutam contra os políticos e servidores públicos.
Dólares e vacinas
O PT promovia a corrupção mesmo fora do governo, e quando erros enriqueciam a esquerda, nada era dito. Corrupção só serve para destruir politicamente alguém.
A filosofia não é para os tímidos - Entrevista
- Ser filosofo é se abrir a variedade, não tentar inventar explicações, mas esperar que a realidade as sugira. Pensar é fácil, difícil é contrariar os próprios pensamentos.
- Os professores estão destruindo as percepções naturais das crianças, as transformando em militantes.
- A sequência história da compreensão dos filósofos gregos é a tem a mesma estrutura interna que a "teoria dos quatro discursos".
- A Romênia dá um baile no Brasil em intelectualidade, mesmo sendo um país mais pobre. Lá as pessoas não estudam apenas para conseguir um emprego, como é de praxe no Brasil. Mesmo os meninos pobres pedem esmola em diversas línguas diferentes, a pobreza lá não se compara aquela militada pelos adolescentes do Brasil.
- O filosofo Emil Cioran assume a palavra em nome do demônio, por isso alguns não o compreendem. Ele é um veneno contra o niilismo.
- A única forma do Brasil resistir é se tornar uma nação de verdade e vencer o globalíssimo que vem a passos largos.
Olavo fala que um filósofo tem que deixar a realidade se impor, não buscar explicar com ideologia. 'Pensar é fácil, difícil é pensar como as coisas são" (ou seja, a verdade sem neurose, vem da Verdade divina, não daquilo que queremos ser). Filosofia não é para crianças. Romênia é um país pobre, mas educado. Cioran é irônico, se coloca no lugar do mal e instiga esperança Brasil podia virar nação se fugisse do globalíssimo e assumisse o legado civilizacional e o "nacional-liberalismo".
Sem testemunhas
Apenas ciente de que não há ninguém o vendo é que uma pessoa pode fazer um exame de consciência real. Assim ele pode desenvolver a inteligência como um todo. Educação moral é isso. Na sociedade moderna existe uma luta contra esse procedimento, nos tornando mais autocomplacentes.
Olavo ilustra um senhor que se lembra da primeira mentira e se auto avalia sempre mediante a isso. Só quando temos certeza de que ninguém nos olha é que temos certeza que podemos ter autoconsciência, a consciência inteira se desenvolve. Educação moral é autoexame, como o católico. Modernidade destruiu isso, tanto por meio dos psicólogos como reduzindo a ética ao estado.
A velha alucinação
Comunistas sempre se adaptam as novas gerações, e o interior dos países sempre luta contra eles.
O que é que você quer com a filosofia - Entrevista
- Olavo define filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa.
Se quiser ser autodidata, tem que estudar a própria educação.
Geração perdida
Um jovem francês que não votou numa determinada eleição foi estudar e escrevendo sobre a história recente da França, de fato "mudou o mundo", que é o objeto dos jovens, antes de entender quem é ele próprio e o que é o mundo.
No Brasil, é dito que a cultura só serve para quem já tomou as decisões, mas o medo do que a cultura pode mostrar sobre seus erros espanta as pessoas. Velhos que não querem envelhecer lotam os "lugares de fala", reclamando das contingencias do passado que não os colocaram no poder, mas na verdade o problema é mais profundo em suas almas.
Miséria linguística
Um crítico de Olavo não entender o que ele disse em uma das suas colunas. Essa destruição de reputação deve ser combatida de forma genérica (para não precisar matar cada barata com uma naftalina inteira). A língua ser implicada denota o avanço das revoluções, pois grande obra não pode ser entendida.
O avô de todos os crimes
A cultura de culpar os outros pelo seu erro vai aos poucos diminuindo a diferença entre um roubo legitimo, para salvar a família da forme, e um crime por capricho. A crença de que a miséria produz a violência é, ela própria, geradora de violência.
A escolha fundamental
Para a modernidade, a vida individual não tem valor nenhum a menos que se encaixe na grande engrenagem revolucionária. As virtudes do homem espiritual são explicitas e absolutas: piedade, generosidade etc., enquanto a dos revolucionários é sempre contingente (as vezes matamos gays, as vezes os idolatramos).
As diferenças entre os piedosos e os revolucionários são várias: um se preocupa com fazer o bem agora, mesmo para quem odeia, o outro destrói o agora para o "bem futuro". A ética do primeiro é universal, a outra se adapta aos tempos.
Nacional-masoquismo
Os nacionalistas de esquerda querem vender o Brasil para ONGs internacionais, o que é claramente uma contradição.
A oportunidade dos liberais
No vocabulário revolucionário "luta pela democracia" quer dizer algo muito diferente do ouvido comum. Por isso que a redemocratização apenas serviu como base e palanque para os comunistas que hoje estão no poder.
Libertinos e opressores
Ex-madre é louvada pela mídia de mentalidade adolescente por escrever um livro de suas aventuras lésbicas no convento, o que é claramente imoral, pois se apossou de uma instituição que tem outro intuito.
A natureza invisível
Aristóteles e a igreja mostraram que todos são iguais em dignidade. Isso não é verdade para Marx e é o motor de sua revolução. Eles querem reduzir o produto da história (proletários, burgueses etc.) a próprio histórica (é o mesmo que tentar tirar leite de uma foto de uma vaca). Isso promove todas as maldades e genocídios, pois apesar da igualdade ter sido descoberta, ela é ameaçada a cada tirania.
É muita bondade
FHC ajudou a esquerda de todas as formas.
Petismo e a revolução armada
Um grupo de esquerda que não aparece na mídia controla a revolução chamada de "democracia" por baixo dos panos, nos moldes da teoria gramschiniana. Tudo isso utilizando-se do dinheiro de instituições internacionais. Algo que causaria o desmantelamento de qualquer outro partido político, menos do PT.
Gylberto Freyre na USP
Os uspianos tentam colocar um de seus professores de esquerda e Gylberto no mesmo patamar, sendo que o primeiro apenas teoriza situações contingentes, onde o segundo desenvolve toda uma teoria sobre a miscigenação brasileira. Só na USP para um gênio ser igualado a um servidor público esquerdista.
Mamar e sofrer
Só aqueles mais escandalosos conseguem poder político ao gritarem para ter mais representatividade. Ao verificar a quantidade de cristãos na composição de qualquer governo democrático no Brasil em comparação com a quantidade de cristãos na população se verifica a falta de representatividade real.
O pais dos bois de piranha
Olavo mostra que após ter se criado mais de uma ONG para cada menino de rua do Rio de Janeiro, o assunto deixou de ser explorado na mídia pois todo o dinheiro que queriam já foi sugado. E o povo não consegue mais distinguir esse tipo de safadeza.
Astucia indígena
Índios são usados por organizações estrangeiras para destruir o Brasil por meio de uma retorica contraditório e devido a isso, paralisante. Saíram da infância humana e foram à adolescência revolucionária e massa de manobra.
Antifascismos hitlerista
Olavo explica de onde vem o ritual comunista de chamar os outros de fascistas. Antes de Hitler lutar contra Stalin, a URSS ajudou o líder nazista a se estabilizar no poder, usando inteligência soviética para incriminar os seus adversários internos. Stalin queria usar a Alemanha como "navio quebra gelo" pagou por apoio militar e de propaganda, até que não era mais útil e então influenciou os intelectuais a criticarem o nazismo.
A neurose (ideia assimilada e esquecida) é tentar culpar os outros da sua culpa, vemos exatamente isso nesse caso
Assunto esotérico
Incoerência na procura de criminosos pois isso é luta revolucionária.
O maior dos genocídios
O autor novamente elogia judeus, diz que eles se voltaram contra os seus quando foi necessário, e o mesmo não foi observado entre os católicos ainda.
Paradoxo estatal
Apesar dos comunistas dizem que a universidade é ferramenta do capitalismo, seus membros querem ser empregados/servidores. Isso é devido a estrutura constituída para formar militantes, ou seja, membros do partido. Sendo assim, a classe dominante não é capitalista, mas burocrática-estatal.
Origens do comunismo chique
O comunismo chique foi usado e assassinado por Lenin/Stalin. Hoje eles continuam com isso, se unindo a socialdemocracia.
90 anos em 9 segundos
Descartes, apesar de ser fundamento para materialistas, afirmava a existência do universo para além do "penso, logo existo". Por causa de Deus, que é bom e não mente sobre a certeza afirmada acima.
Vocabulário da insensatez
Quando não se tem inteligência para interpretar e linguagem para expressar, acredita-se que compreende o mundo por meio de sensações. Quando essas sensações são compartilhadas por outras pessoas, surge uma verdade auto evidente. Esse tipo de confusão é utilizada pela esquerda para criar um monstro semântico, o conservador.
Palmas para Keynes
Keynes é dito como um "salvador do capitalismo", mas como sabemos, ele simplesmente fundamentou o uso do estado como arma da esquerda por meio de suas políticas inflacionárias, pois apesar de ser destrutivo para o futuro de um país, "no futuro estaremos todos mortos". Ou seja, ele é o pai da esquerda chique.
Tudo o que você queria saber sobre a direita - e vai continuar não sabendo
Um artigo que explica que um importante livro sobre a direita não cita nenhum autor famoso, apenas psicopatas. E da esquerda nada se fala sobre os mais de 100 milhões de mortos.
A pretexto de Puigs
Esquerdistas reclamam que Olavo não contou, toda história sobre dois militantes, então ele vai até o fim, citando que a manifestação contra a Guerra do Vietnã veio por ordem de Moscou e Pequim, também a disseminação de drogas, e que diferente do Japão, o Vietnã ficou muito pobre devido ao comunismo.
A ingenuidade da astúcia
Freud, Nietsche e Marx definiram que as altas qualidades humanas na verdade serviam para esconder preconceitos de classe. Pensadores do século XX não tentaram descrever a realidade, mas sim ressignificar a nossa danação. Por meio da inveja quis rebaixar gênios, pois mesmo eles sendo humanos, não conseguiram produzir algo tão bom quanto, e assim surgem teorias para mentir sobre a nossa incapacidade, como o desconstruicionismo.
Caso a investigar
Olavo mostra mais uma relação entre políticos e o tráfico de drogas e as armas.
A pergunta que resta
Mostra a ilógica de proibir crítica a gay e que eles são contra a liberdade de expressão, pois querem lei que proíbem quem segue a Bíblia.
Aviso aos espertalhões
Políticos americanos foram patrocinados por supostos capitalistas que fizeram fortuna apoiando China e URSS. São mestres da propaganda, pois, ajudam a destruir adversários internos, colaborando com o comunismo e ao mesmo tempo aparentam ser empresários de sucesso.
A mão esquerda
Esquerda se organiza para parecer absoluta, me parece que essa organização só foi combatida com a direita se organizando pela internet, pois a esquerda já tem séculos de prática de organização.
Socialismo e cara de pau
A esquerda defendeu até onde pode o comunismo soviético (Sartre é o melhor exemplo disso, para então começar a narrativa que aquilo "não era o verdadeiro socialismo". Mesmo o "Livro negro do comunismo" escrito pela esquerda, por mais eufemismos que quis fazer, acabou desagradando parte da turminha.
Da piedade ao orgulho
Tanto em Lenin quanto na esquerda católica, só há compaixão na Revolução. O lema para essa gente é a luta pelo futuro socialista, se consideram os mártires, seu sacrifício é tudo e os reacionários que não concordam são o mal. Como diz Santo Agostinho: "todos os vícios se apegam ao mal, só o orgulho parasita o bem, para que ele pereça."
Ainda Sacco e Vanzetti
Mais provas do caso Sacco e Vanzettti, após a abertura dos documentos da URSS e a morte de um dos membros do comitê.
O figurino de D. Marta
Marte é a representa da esquerda chique, que parasita o discurso católico tal qual o Vaticano II.
Herpes mental
O PT ganhou a eleição, mas isso não se deve a sua mudança, pois ele é o partido que se adapta para destruir os adversários e mantem a linha destrutiva encubada.
O nome da ganhadora - O Brasil odeia a corrupção, mas não liga par a espionagem. Quem ganha com essa diferença?
No Brasil é como demonizar o corrupto, mas não se importar com o crime de espionagem. Isso é uma manobra para desalinhar a analise moral e favorecer grandes criminosos, podemos perceber isso nas consequências atuais brasileiras devido ao PT.
O futuro da liberdade
Um intelectual disse que o liberalismo não funciona pois precisa do estado para existir. Olavo então lembra que no Jardim das Aflições ele mostra que os Estados Unidos sempre tiveram colonos preocupados com a liberdade, quem queria centralização eram os políticos. Eles conseguiram manter a liberdade, diferente da França, devido a base religiosa forte, ética nos negócios e formação intelectual séria, não orgânica ao estado (pelo menos até agora).
Trágica Leviandade - incapazes de transformar a si mesmo, os esquerdistas querem transformar o mundo
Ninguém vira um esquerdista por experiência com o decorrer dos anos, normalmente essa escolha ideológica se dá na adolescência. Diferente dos direitistas, que frequentemente eram de esquerda no passado, então precisam vencer a solidão, o abandono da socialização juvenil, os amigos e por fim, ele mesmo.
Isso falta aos líderes da esquerda, que por não fazerem essa vitória sobre si, acabam tendo biografias horríveis, pois sem a transformação pessoal, querem transformar o mundo, normalmente de forma adolescente, mimada e violenta.
Efeitos da "grande marcha"
Gramsci propôs que os servidores públicos tomem o estado para si, para então assim ascender à esquerda ao poder. Vemos isso na escalada dos corruptos no Brasil.
Tolerância Zero - quanto menos são os que falam do comunismo, menos tem o dinheiro de falar
A diferença de autoritarismo e totalitarismo é que no primeiro se calam alguns, mas há válvula de escape. Esses totalitários dizem que não são comunistas, mas se não permitem a crítica, seriam o que então? "O velho ardil do diabo é dizer que não existe".
Comentários às refutações borrônicas
Olavo refuta absolutamente todos os pontos de uma crítica a um artigo seu contra Keynes. Ele começa explicando que sim, Keynes era espião soviético e o fato de não fazer militância não refuta isso. Também que a frase "no fim estaremos todos mortos" serve como um resumo da obra e não como um argumento. Usar ad hominem contra Olavo não adianta pois Mises já falava o mesmo. Ou seja, o estado não tem como resolver tudo "ex maquina" humanidade não é brinquedo de intelectual.
Cegos, caolhos e videntes
As pessoas não acreditam na ameaça do PT pois acham que é um partido como outro qualquer, que não tem envolvimento com criminosos e age com influência internacional.
O Sr. Marques em quatro poses
Outra tentativa de refutar Olavo que sai pela culatra. PT obedece a Nova Ordem Mundial desde essa época em sua agenda antimoral. Comunistas mataram cristão e se dizem cristãos.
A verdadeira direita
Professores criam a narrativa de que não concordam com socialismo é nazismo. Mas é só no liberalismo que é possível lutar contra o poder político fora dele. Sendo assim, existe uma ligação entre elitismo ditatorial e estatização. Também é fato que fascismo e comunismo sempre se uniram, enquanto o mesmo nunca se deu com o liberalismo. Sendo assim, só a crítica dura ao comunismo, sem convenções, é a certa.
Hitlers em penca
Jornalista que admitiu que não compreende Olavo é o padrão obrigatório do brasileiro. Quanto menos a pessoa sabe de algo, mais acredita que deve opinar. Se o contradizem, acredita que é tirania. Não é pouca instrução, pois estes que não a tem ainda não relativizaram a verdade, como os bem-instruídos.
Na verdade, tem a ver com o ressentimento de não saber (tal como J. Peterson disse, o herói vai ao desconhecido, o covarde se esconde no que conhece e vira tirano para manter isso). Ou seja, é vaidade.
Imagens e escravos
A esquerda demoniza o suposto trabalho escravo no capitalismo, mas as grandes nações comunistas baseiam sua economia nisso (e em doações de capitalistas).
A propaganda comunista sempre utilizou fotos para passar uma ideia, o que reduz a inteligência humana. O que há de errado com o mundo discute o baixo nível intelectual das fotos). Uma propaganda no capitalismo pode ser processada, mas a de Lenin não.
O leninismo eterno
A esquerda se baseia em dialética, ou seja, mostrar uma coisa e fazer outra. Vimos isso em 1927 na abertura ao capital estrangeiro na URSS e depois na criação do estado policial, entre outros exemplos.
No Brasil o PT faz o mesmo em 2000 Lula implicitamente disse que aplicaria o socialismo e depois desconversou.
Um lindo casamento - Capital monopolista e socialismo nunca foram tão felizes juntos
Comunismo se une com "capitalismo" de monopólio para destruir as bases civilizacionais e ambos ganharem ainda mais poder.
René Girard e a Coletividade homicida
René Girar é um filosofo recente interessante pois interpreta os simbolismos das religiões em vários níveis. Temos o exoterismo, mais associadas as regras e o esoterismo, que trata da condição interna. Girar então diz que toda a força interna do vício pode ser convertida em virtude, tal qual Santo Agostinho, que diz que os vícios são criados da mesma matéria prima das virtudes. E se não o for, vai para fora e vira morte. Daí vem a natureza assassina do coletivismo, que nada tem de vida interior.
Precauções de leitura
Algumas teorias não são criadas para compreender o mundo, mas para mudá-lo. Isso se dá desde Platão que mentiu em alguns escritos para mudar o estado.
Ética sociopática - Maquiavelismo revolucionário camuflado em luta pela ética faz mal à saúde moral do país
Militante não acha que assassinatos feitos por Fidel deveriam servir de argumento na análise de sua ditadura. Isso mostra na prática o programa do PT: por um lado parecer defensor da honestidade, e por outro moldar a realidade para mentir e ganhar poder.
O Leão e os Ossos
Ao comentar a "esquerda profunda" que se alinha com criminosos, Olavo sofreu ataques de todos os lados e dos tipos mais distintos, ou seja, um anticomunista contra centenas deles. A técnica de dividir para conquistar, ou fingir ser mais brando do que foi usada sempre pelos comunistas, de Lenin a Marighela. A evolução natural disso é um estado onde se torna obrigação moral votar no PT.
A mentira como sistema
Nota: Me parece um dos artigos mais importantes pois explica a "teoria" por trás do marxismo e sua confusão de onde nasce sua força
Marx e Hegel fundam sua teoria na base da mentira. Marx do começo ao fim, na teoria e na estatística. Hegel em dizer que o ser, sem suas determinações é idêntico ao nada, uma afirmação a qual ele confere validade objetiva absoluta embora sabendo que ela só tem significado quando referência não ao Ser e sim apenas ao conhecimento que temos dele, e que ampliada para fora desse domínio é uma sentença totalmente desprovida de significado.
Eles são sociopatas, pois onde o homem comum para pôr seus escrúpulos, eles vão além. A força está em espalhar a confusão.
A dialética de Aristóteles se diferencia da de Hegel pois o primeiro quer reduzir as contradições, enquanto o segundo quer proliferá-las.
Guerras Santas
Quem transformou o direito à vida em direito foi o catolicismo, apesar de muitos tomarem isso como um pressuposto universal. Porém hoje dizem que a igreja católica destruiu a cultura de povos antigos, sendo que só temos relatos desses graças a igreja, pois eles eram tão bárbaros que destruíam tudo.
Entre Girard e Boff
Girar propõe que o desejo surge da imitação, querer o mesmo que o outro, inveja, por isso as guerras não cessam, quando chegam no cume desse comportamento precisam de um bode expiatório. Jesus veio a ser o perfeito bode expiatório, cordeiro de Deus sacrificial. Quanto mais nos distanciamos disso, mais violência surge. Porém os pensadores brasileiros resumem o mal ao capitalismo, novamente por inveja. O povo reclama dos políticos não pelo crime deles em si, mas pela riqueza acumulada por este.
Ou seja, toda essa inversão de valores é ela mesma combustível do aumento do crime.
O direito de investigar
Relatos sobre a tentativa de implantação do comunismo. Perguntasse o autor se a falta de investigação por parte do governo não é uma forma de apoio.
Censura e desinformação
O pior tipo de censura é aquele que luta para destruir o crédito da informação livre ou de instituições, o segundo é aquele que tenta modificar o passado.
O futuro da boçalidade
Esquerda tenta, desde novos, induzir as pessoas por meio de atitudes a acredita que tudo que se relacionar com conservadorismo é do mal. Isso é feito antes do indivíduo dominar a linguagem, o que por consequência, acaba fazendo este não precisar de linguagem complexa para definir o que quer da vida.
Passado e futuro - O primeiro está desfigurado pela falsificação histórica; o segundo, por anúncios de vingança
A violência comunista foi suprimida pelos militares que mataram 300 revolucionários violentos, que por sua vez mataram 200 pessoas, incluindo dissidentes. Nenhuma ação desse tipo foi tão branda no mundo todo, uma comparação é Cuba, com 10 vezes menos pessoas matou cerca de 17 mil. Apesar disso a mídia brasileira execra quem tirou o país do comunismo e ameaçam quem quer mostrar o outro lado da história.
Fora do tempo e fora de si
Provas que o comunismo se esforça para fingir que não existe.
Mãos limpas e jogo sujo
Os liberais por temer a falta de higiene" política acabam por apoiar comunistas. Um exemplo é a "operação mãos limpas" na Itália, uma ação contra comunistas que deu poder a comunistas ainda mais perigosos. (No Brasil vimos o mesmo na eleição de 2022 onde os liberais apoiaram Lula).
Os que não pensam - O sujeito pensa que disse, mas não disse nada
O estudo não serve apenas para "se fazer algo com ele" mas sim para que ele faça algo com você. Aprender língua ajuda a não cair em contradições como uma que o José Genuíno se colocou colocando a Bíblia, ou seja, o amor de Deus, e o Manifesto Comunista, ódio a Deus no mesmo nível de importância. Isso não é poético per se, é autocontradição, não a contradição normal que por si só pode ser explicar a verdade, apenas falta de conhecimento mesmo.
A previsão e a franga
PT desde sempre censurando quem o critica. No caso são as histórias contadas por Olavo que aconteceram no Rio Grande do Sul, basicamente um político recebeu um processo por indicar que outro parasita usou a imagem de crianças para apoiar um partido comunista.
Idolatria do mercado? Dizem que o liberalismo é isso, mas a coisa não faz o mínimo sentido
Socialistas dizem que os liberais idolatram o mercado, mas são eles que em sua teoria acham que o fim de tudo é economia, ou seja, não existem consumidores nem produtores, que as pessoas compram por motivações extra econômicas.
Fatos e mexericos
"Quem quer que empreenda falar da idiotice, hoje em dia, corre o risco de sofrer insulto: podem acusá-lo de pretensão ou de querer perturbar o curso da evolução histórica". - Robert Musil
Olavo como sempre é atacado por não ter querido ter diploma, tal qual Policarpo Quaresma na obra de Lima Barreto. Enquanto seus detratores continuam a critica-lo entre as paredes da universidade.
No Brasil dizer a verdade não é suficiente, e quanto mais memorável ela for contra o estabilishment, mais será ocultada, e mais energia terá que ser posta só para mostra-la novamente como argumento no futuro.
Consciência reprimida: duas notas
A esquerda se envergonha dos seus métodos quando expostos, por isso mandam processar quem os mostra. Eles tentam equilibrar acusando o outro lado, na maioria das vezes sem sentido, como no caso McCarthy, uma ação do estado americano contra espiões russos que se mostrou verdade, uma das informações vazadas foi a bomba de hidrogênio, por exemplo. Porém esse caso resultou em muita crítica da mídia e dos intelectuais, apesar de ter sido produtiva.
Reale ante os medíocres
Invés de homenagearem o grande Miguel Reale, os jornalistas brasileiros o acusam, sucintamente, de nazista ao vincula-lo com os integralistas. Sendo que esses, por sua vez, eram apenas nacionalistas brasileiros não-violentos que foram contra Hitler quando a perseguição contra os judeus começou, diferente da própria intelectualidade esquerdista, da qual esses jornalistas bebem, que armou e apoiou Hitler e só deixou ele de lado quando, por escolhas políticas, Stalin o fez.
Lembrete de Natal
As religiões não tratam das mesmas coisas. As analogias que por vezes fazemos estão erradas, por exemplo, Maomé não se compara a jesus, mas sim a Maria, como aquele que traz o Logos.
O que nos resta é evitar a batalha e olhar para fonte comum.
Direito de resposta - Não preciso de espaço extra para revidar os insultos: o senhor Pinto está no elenco do meu show
Mais um esquerdista querendo calar o Olavo, sendo que ele é a única voz contrária a todos eles.
Cumprindo o meu dever
Alguém só é realmente dono de uma ideia quando se posiciona a favor. Para ir contra, várias ideologias contraditórias entre si podem concordar (como cristãos e ateus serem contra o fundamentalismo islâmico).
A esquerda não permite isso, todos que a atacam são considerados de direita, e ser de direita é estar associado a tudo de ruim, mesmo aos crimes históricos da esquerda, sem falar dos nacionais, como a truculência do coronelismo nordestino.
Olavo, mesmo não se dizendo de direita, não se importa que assim o chamem, pois não vai começar a criticar uma direita que nem existia no Brasil para parecer o isentão e virar mais um que só reage e não propõe nada.
O maior problema do mundo - De todas as "questões para o próximo milênio", está é uma que ninguém sabe resolver
O mal do mundo surge por meio de pessoas que não puderam extravasar sua vontade de forma ordenada.
Existem três tipos de classes poderosas: ricos, politico-militar e intelectuais. No nosso tempo só os ricos venceram e transformaram o mundo na dicotomia patrão-empregado. Ocorre que, apesar da maioria querer a segurança do empregado, pessoas que estão na ala político-militar "só" podem ser empregado, e assim, como que a compensar a passividade forçada, acabam por querer destruir tudo.
Sobre algo que não existe
Qualquer país decentes o conhecimento do povo é necessário para a democracia, no Brasil é o contrário, a democracia nos nivela por baixo.
Um pensador diz que é briga critica comunismo, pois ele nunca existiu. Supondo que isso seja verdade, não muda o fato de ter movimentos socialista em todo mundo até hoje. Seria um erro, de acordo com os especialistas, dizer que os países comunistas como China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte etc. são de fato comunistas pois eles têm abertura econômica, mas isso se deu desde a época de Lenin, como uma forma de obter recursos para a manutenção e expansão da revolução.
Militares e a memória nacional
No Brasil os símbolos de patriotismo são usados para chacota por todo tipo de pessoas, diferente dos EUA, que amam seus símbolos, porque sentem parte deles, mesmo os americanos mais pobres e sofridos.
Os únicos que destoam da crítica geral ao Brasil são os imigrantes, que saíram de lugares horríveis e veem no Brasil um oásis e os militares pois seu modo de vida entendem o Brasil como parte de si.
Eles não vêm o Brasil como o país do samba e futebol, mas sim de um povo que se união para vencer em Guararapes e no Paraguai. Eles não são terroristas que tiraram o pais da democracia na época de João Goulart, mas sim livraram o povo do comunismo que tomara boa parte do mundo.
Avisos, cartas e entrevistas
O último dos desinformatas
Olavo mostra uma série de evidencias da colaboração entre os fascistas (Hitler e Mussolini) e a URSS. Principalmente a estratégia soviética de cooptar os intelectuais ocidentais de esquerda. Em especial, o jornalista Moacir Werneck de Castro tentou refutar Olavo nesse ponto, criando uma espécie de novilingua própria, para tentar reescrever evidencias histórias, que Olavo desmentiu uma a uma. Vale ressaltar a evidencia de que o próprio Stalin em sua biografia admite que inventou a ideia de associar capitalismo e fascismos, o que depois foi utilizado por todo o movimento comunista.
Cartas comentadas sobre linguística e gramática
Resumindo a discussão: nações nascem de línguas e não o contrário. Por isso mesmo é impossível conservar um senso de identidade nacional quando, a força de conformar-nos a uma atualidade sociológica criada pela mídia e pelo imperialismo cultura, abdicamos de conservar o sendo de unidade história da língua, o qual só pode ser sustentado com base na tradição literária perpetuamente revivificada pelo ensino. Saramago dizia que o Brasil estava se tornando uma colônia, justamente por utilizar muito da literatura americana (ele só esqueceu de dizer o mesmo da Romênia em relação a URSS, uma vez que este era de esquerda).
O problema da democracia é que começa querendo democratizar os bens valiosos e termina por democratizar a avaliação dos bens. Começamos por querer dar as massas Bach em vez de Gugu Liberato e terminamos por não conseguir distinguir um do outro.
A linguística, no caso, segue o mesmo erro dos antropólogos que, de início, professam abster-se metodologicamente de juízos de valor sobre os fatos culturais e terminam por decretar que entre esses fatos não há diferença de valor.
Pergunta-se a interlocutora de Olavo: se o barato do escrito é justamente explorar novas possibilidades da língua, que coisa mais chata virar norma depois, não? Ele responde: as normais não estreitam o campo de possibilidades, pela simples razão de que são elas que o criam. No linguajar corrente da mídia e da universidade, fortemente impregnada de preconceitos ideológicos de um certo espírito de rebelião pueril, "norma" virou sinônimo de amarra, de limitação, de escravidão. Mas uma falsa semântica não tem poder de mudar a estrutura da realidade. A norma é precisamente a ordenação racional pela qual a ação humana organizada pode vencer as limitações naturais e tornar possível a liberdade individual.
Comments