Os Irmãos Karamazov - Dostoiévski
- Canal Resumo de Livros
- 30 de jul. de 2019
- 7 min de leitura

Os Irmãos Karamazov - Dostoiévski - Resumo
Os Três Irmãos
Fiodor Karamazov era um homem boêmio, que seduziu várias mulheres e as largou depois de tomar seu dinheiro. Ele teve três filhos, um nervosinho, o Dimitri, mais conhecido como Mitia, o ateu Ivan, e um monge Aliocha. Fiodor ganhou um bom dinheiro e queria usá-lo para aproveitar a vida com sua amante Gruchenka, Aliocha e Ivan não se importaram com isso. Já Dimitri se enfureceu pois Gruchenka era sua namorada, ou seja, seu pai estava se envolvendo com a mulher de sua vida.
Gruchenka era uma bela mulher que seduziu tanto pai quanto filho, para o filho, a beleza de Gruchenka foi suficiente para ele largar sua namorada Catarina. Como Dimitri tinha uma divida, seu pai mandou Snieguiriov, um pai de família pobre para lhe cobrar a divida a responsabilidade de Gruchenka, ao ir cobrar quem lhe fez essa afronta os dois se conheceram. Os dois se conheceram, se divertiram juntos e Dimitri acabou apaixonado. Para isso ele tinha que terminar com Catarina, que foi abordada por Gruchenka. Catarina não queria acreditar nisso e lidou com elegância com a situação, até ser xingada por Gruchenka.
Smirdiakov, o criado da família foi ao encontro do Dimitri. Esse criado certa vez enforcou um gato e se sentiu muito mal com isso, até que Ivan lhe disse que não precisava se preocupar, pois “se deus não existe, tudo é permitido”. Desde então Ivan se tornou muito importante para Smirdiakov. Ao encontrar Dimitri depois da briga com seu pai, ele lhe disse que seu pai guardava 3 mil rublos de baixo do travesseiro, o mesmo dinheiro que Dimitri devia para Catarina, dinheiro suficiente para começar uma vida nova com Gruchenka.
- Um Mundo de Harmonia
Dimitri então decidiu que venderia sua parte dos terrenos na mansão de seu pai, pois não queria o dinheiro que era desse homem que ele deplorava. Ao ver toda essa situação com sua família, Aliocha foi conversar com o Padre superior, e diferente do seu irmão, este via o mundo com uma moral estreita na qual se as pessoas seguissem, odos seriam melhor, e isso só existiria por causa da existência de Deus.
Ivan, por sua vez, era apaixonado pela ex namorada de Dimitri, Catarina. Mas como essa fez de tudo para ficar com Dimitri, ele se irritou e parou de lhe cortejar. Aliocha por sua vez viu meninos brigando na rua, e foi defender o que estava apanhando, ele levou uma mordida desse menino. Depois soube que ele era filho de Snieguiriov, homem que apanhou e foi humilhado por Dimitri quando este recebeu aquele documento do seu pai a responsabilidade de Gruchenka.
Aliocha foi pagar a Snieguiriov uma dívida. Já que esse homem apanhou de Dimitri,Catarina deu dinheiro a Aliocha para que ele resolvesse essa questão jurídica por fora. Snieguiriov não aceitou, por raiva e orgulho dos Karamazov.
Depois desse ocorrido Ivan e Aliocha se encontrara e discutiram sobre moral. Ivan queria mostrar a Aliocha que o mundo é ruim, e por isso deus não existe, de tal forma que não precisamos nos preocupar com nosso comportamento. Já Aliocha diz que acredita nos homens, que eles fazem coisas boas acima de tudo. No fim, os dois se gostam e se despedem.
O Começa da Tragédia
Dimitri então vai até a casa que um criado de seu pai lhe indicou para vender sua parte do seu terreno. Porém ao chegar lá, depois de uma longa viagem, descobre que aquilo tudo foi armado, como de pirraça, pois o homem não tinha dinheiro para fazer a compra ele fica furioso com seu pai e tenta voltar correndo até a casa dele para matá-lo. Chegando lá, entra no quarto do seu pai devido a um código que o criado Smirdiakov lhe ensinou, o mesmo código que Fiodor e Gruchenka usavam para se encontrar. Assim Fiodor sai despreparado e Dimitri começa o ataque. Ele é parado por outro criado da família, que sofre um forte golpe de Dimitri, a ponto dele achar que o matou. Após perceber isso ele vai correndo até Gruchenka, e diz que usará todo o dinheiro que tem em mãos, do empréstimo de Catarina, para se divertir com Gruchenka em seus últimos momentos livres. Ela assume que o ama e não ao abandonaria mesmo nessa situação complicada. A polícia chega então na casa de Gruchenka para falar com Dimitri, eles dizem que o criado está vivo, mas seu pai está morto, e ele é o principal suspeito. O envelope de dinheiro embaixo do travesseiro de Fiodor, com os 3 mil rublos não está mais lá, e essa mesma quantidade de dinheiro era a que Dimitri levava consigo quando encontrou Gruchenka.
Escolta e Os garotos
Ivan encontra Dimitri e mostra suspeita por ele da morte de seu irmão.
Um amiguinho de Iliucha, o menino que mordeu a mão de Aliocha, está treinando um cachorro, pois Iliucha, agora muito doente e sem dinheiro para tratamento se sente muito mal por um cachorro da vizinhança que era seu amigo ter morrido, etão com esse novo cachorro o amiguinho tentará trazer um pouco de felicidade ao garoto. O cachorro provavelmente foi morto por Smirdiakov, que tentou induzir o menino Iliucha a matá-lo., pois certa vez o cachorro foi brabo com ele na frente do criado. Ao fim da visita o amiguinho descobre que Iliucha vai morrer.
Suspeitos
Dimitri é levado para a prisão e espera por seu julgamento. Ivan o visita, e suspeita que realmente ele o assassinou. Aliocha também, e quando perguntado, ele não tem certeza se seu irmão matou seu pai. Gruchenka é perguntada, ela não acredita que ele tenha matado seu pai. Os dois criados do Fiodor conversam, Smirdiakov está de cama por ter supostamente apanhado de Dimitri, enquanto o criado que defendeu Fiodor esta de pé, e fazendo possível para ir no julgamento de Dimitri acusá-lo, mesmo não tendo visto o assassinato, pois estava desacordado depois do golpe que recebeu.
Sob o céu estrelado
Aliocha e o amiguinho de Iliucha se encontram e conversar sobre a futura morte de Iliucha. O amiguinha pergunta ao futuro padre se Deus é mal de deixar seu amigo morrer. Nisso, Aliocha fala sobre ter tido uma visão de um antigo padre importante para ele, e este lhe disse que continua vivo, dentro no seu coração, seus ensinamentos e o que viveram juntos não deixarão nunca.
Ivan demonstra sua paixão por Catarina e finalmente esta cede, mesmo ainda tendo alguns sentimentos por Dimitri, principalmente depois dela ter recebido uma carta dizendo que chegaria até a matar seu pai para pagar a dívida que tinham. Ivan se mostra um revolucionário, nota toda a injustiça do mundo e acredita que a única forma do mundo melhorar não é com a graça de Deus, mas sim com a revolução proletária.
O julgamento
O julgamento começa, e o criado que havia sido golpeado por Dimitri, Gregório, vai depor, e o acusa de ter assassinado seu patrão. Gruchenka também depõe, e diz que tem certeza que Dimitri não matou o pai, porque os olhos de seu amado dizem isso. O que melhor expor dados do acontecido foi Aliocha que, mesmo sendo padre, se apoiou em evidências. Mostrou que os 3 mil rublos que foram encontrados com Dimitri no dia do crime não demonstram que tem a mesma procedência daqueles que estavam no travesseiro de seu pai. Também cita que as informações de Gregório não são validas pois este estava desacordado na hora do crime. Falou que seu irmão esboçou muita culpa por achar que tinha matado Gregório, mas nada sabia sobre a morte do pai. O publico do julgamento não se interessa por tantas informações, o que lhes importa é o show, e ver algum nobre, como os Karamazov, sendo preso.
Smirdiakov encontra Ivan e lhe dá 3 mil rublos, dizendo que ele devia usar esse dinheiro para sair da cidade com sua amada Catarina. Smirdiakov assume que foi o assassino de Fiodor Karamazov. Ivan não entende essa atitude e fica embasbacado. Então Smirdiakov cita que fez isso para ajudar Ivan, pois Ivan mudou sua vida, foi ele, devido a sua filosofia do “se deus existe tudo é permitido” que fez Smirdiakov deixar de se culpar. Ivan, mesmo sendo ateu, fica extremamente consternado com o crime. Ele não aceita o dinheiro. Então após discutirem Smirdiakov assume que, na verdade, matou Fiodor por vingança, pois ele era filho bastardo de Fiodor. Sua mão morreu no parto, e ela foi uma das nobres que deixou dinheiro a Fiodor e por isso ele é rico. Agora ele se sentia vingado.
Catarina está a ponto de mostrar a carta sobre o possível assassinato de Fiodor por Dimitri quando Ivan entra no julgamento e vai contar quem é o assassino, neste momento entra um policial e chega com a informação que Smirdiakov se matou. Na carta de suicídio ele diz que não suportaria viver sem seu senhor. Até aquele momento Smirdiakov era um dos acusados, mas agora, devido ao suicídio, a suspeita cai toda sobre Dimitri. Ivan está cada vez mais consternado, pois está pegando a culpa do assassinato para si mesmo e toda a sua ideologia revolucionária. Sua culpa e loucura só aumentam enquanto o povo, aquele mesmo tão endeusado por Ivan na sua ideologia revolucionaria, agora o acusa sem provas por participação no assassinato. Ivan surta e ataca a plateia, quando o "demônio" que causou todos os problemas aparece a ele numa miragem, ele vê o próprio rosto. Para salvar Ivan de qualquer culpa desse crime, Catarina mostra a carta que recebera de Dimitri, dizendo que ele mataria o pai para pagar sua dívida.
Após todo esse processo, Dimitri parece mais calmo e a sentença é dada, ele é tido como culpado pela morte de seu pai.
Epilogo
Ao fim, Aliocha vai ao enterro do menininho doente consolar as crianças. Após isso visita seu irmão antes desse ir para a cadeia na Sibéria, ele demonstra estar muito calmo, e acompanhado de Gruchenka, que não o largou mesmo depois de ser preso. Catarina está com Ivan, que mesmo doente depois do julgamento ainda é acompanhado pela mulher que o ama. Ao fim, Aliocha cita que, independente das conturbações, as coisas estão mais calmas, e mesmo separados, os irmão estarão sempre juntos sob o mesmo céu.
Commentaires